19 de fevereiro de 2016

M U S I C A N D O

Stones chegam com nova turnê pelo Brasil

Banda histórica faz shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Os Rolling Stones já estão no Brasil. Eles tocam amanhã (20) no Maracanã e depois se apresentam em São Paulo e Porto Alegre. A banda chegou na noite de quarta-feira (17) ao Rio de Janeiro.  Mick Jagger, Ron Wood, Charlie Watts e Keith Richards são uma boa parte da história do rock'n roll. Da pista do aeroporto, a banda seguiu direto em comboio para o Copacabana Palace, onde alguns fãs esperaram em vão. O grupo entrou pelos fundos e ninguém viu.

O próximo encontro está marcado para o sábado, dia 20 de fevereiro, no estádio do Maracanã. Fazia 10 anos que os Stones não tocavam no Rio. Da última vez levaram mais de 1 milhão de pessoas à Copacabana. Depois do Rio, o grupo segue para São Paulo e Porto Alegre.
Quem já viu algum show dessa turnê garante: os clássicos estão no setlist e os “velhinhos” estão em grande forma. Quatro distintos senhores, quatro craques sem data para se aposentar.

Há 40 anos, estreava o trio elétrico dos Novos Baianos
“Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”, cantava Caetano Veloso já em 1968. Naquela época, os trios elétricos eram carros decorados onde os músicos se empoleiravam pra tocar pelas ruas de Salvador seguidos pela multidão. Porém, após os anos 1970, o carnaval começou a crescer rapidamente na Bahia e os Novos Baianos viram esse processo acontecer de perto.

Os músicos da banda eram bem próximos à dupla Dodô e Osmar, que inventou o conceito de trio elétrico nos anos 1950. Foi a convite deles que Moraes Moreira se tornou a primeira pessoa a cantar em cima de um trio elétrico (inicialmente, não havia equipamentos suficientes para permitir que os músicos cantassem nos trios elétricos). Inclusive, ao sair dos Novos Baianos, Moraes se dedicou bastante ao carnaval. Em 1975, ele botou letra na música “Double Morse”, de Dodô e Osmar, criando sua versão chamada “Pombo Correio”, que se tornou um sucesso incrível no carnaval seguinte e, até hoje, é um dos maiores sucessos de sua carreira solo.
Novos Baianos em cima de seu trio elétrico em 1978

Sem Moraes, os Novos Baianos seguiram atuando no carnaval baiano com seu próprio trio elétrico, que estreou em 1976. Foi assim que Baby do Brasil (na época, Baby Consuelo) se tornou a primeira mulher a cantar em um trio elétrico. O Trio Elétrico Novos Baianos foi o responsável pela evolução do som que passou das estridentes cornetas-mamão para as sofisticadas caixas de som, instalações de mesa de 16 canais e microfones que possibilitaram a presença dos cantores. Tudo isso viabilizou o atual estágio do trio elétrico que hoje conta com uma infinidade de carros do gênero.
Em 1976, dois anos antes de acabar, a banda chegou a lançar um compacto duplo com quatro faixas ligadas ao carnaval: “Apoteose do trio para Dodô” , “Alibaba Alibabou” , “Pra enlouquecer na praça” e “Casei no Natal, larguei no Reveillon” , infelizmente só ficou pronto três dias antes do carnaval, e por isso não houve tempo de divulgá-lo.

AGENDA

0 comentários:

Postar um comentário