15 de abril de 2016

BRASIL, ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E ECONÔMICA


A atual situação econômica e política do Brasil vem causando muita preocupação à toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento. Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economia vem tomando nos últimos tempos. “ A única forma de enfrentar esta crise política é pelo crescimento econômico. É preciso, urgentemente, voltar a crescer. O país está morrendo aos poucos e será totalmente desindustrializado se não fizermos algo. E este algo passa por rever a política industrial em direção ao modelo asiático: desvalorizando e fortalecendo o mercado interno e a competitividade da indústria nacional. ”  Carlos Aguedo Paiva

O que me parece fundamental entender na “luta contra a corrupção” é que quem está nas ruas hoje está dizendo o seguinte: “o governo está tirando de mim para dar para os outros”. A contestação à corrupção é, antes de mais nada, a contestação da continuidade da distribuição de renda em uma conjuntura de estagnação.

A Presidente Dilma quis fazer um governo de continuidade ao do ex. Presidente LULA. Um governo amparado por planos sociais de grandes investimentos fixo e de caráter e interesses políticos e isso foi o grande erro, se tratando da conjuntura real de estagnação econômica que deu início em 2008, na Europa e estados Unidos, que no Brasil ficou no compasso de espera “marolinha” e se concretizou em 2014, com total resseção econômica.  

Hoje em dia, na maioria dos países onde a democracia representativa e o sistema presidencialista estão em vigência, há a possibilidade de o presidente da República ser afastado do poder em casos de crimes contra o bem público, previstos em suas Cartas Constitucionais, por meio de um processo de impeachment. No Brasil a Presidente Dilma seria apenas mais um presidencialista impedido de governar mesmo que eleito pelo voto direto e democrático. “Os fins justificam os meios” é uma famosa frase erradamente atribuída a Nicolau Maquiavel, que significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante.

JOSE DALVINO – CIÊNTISTA SOCIAL 

0 comentários:

Postar um comentário