12 de maio de 2016

DILMA É AFASTADA POR ATÉ 180 DIAS

O plenário do Senado Federal aprovou por volta de 6h35 desta quinta-feira (12) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por 55 votos a favor e 22 contra. Com a decisão, ela fica afastada do mandato por até 180 dias. O vice-presidente Michel Temer deve assumir com o afastamento de Dilma.

Dentre os 81 senadores, foram registradas UU abstenções e xx ausências. O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) não votou – ele só votaria em caso de empate. A sessão começou às 10h desta quarta-feira (11) .

Dilma Rousseff deverá ser oficialmente notificada nesta quinta (12) da decisão do afastamento. Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado.

Um comentário:

  1. #SobreoImpeachment. Eu não votei na Dilma, mas confesso que também fico triste em ver uma pessoa que foi eleita, democraticamente, por 54 milhões de pessoas ser "impichada". Isso realmente não é bom.

    O bom seria se estivéssemos vivendo bons momentos, sem crise e sem corrupção. Bom seria se o governo tivesse fazendo a coisa certa, inclusive cumprindo as promessas apresentadas na campanha.

    Quando Dilma se reelegeu eu disse: vamos torcer para que ela faça um bom governo. Infelizmente não fez. Isso, por si só, talvez não seja o suficiente para impichar a presidente. Entretanto sabemos que diante de todas as provas e argumentos dos denunciantes, houve crime de responsabilidade. Não adianta dizer que não houve. Não adianta enfatizar que outras pessoas fizeram a mesma coisa e não foram punidas. Infelizmente ou felizmente, crime é crime. Se há uma coisa que todo gestor público deve saber antes de assumir um cargo são seus direitos, deveres e responsabilidades.

    Eu analiso esse caso de Dilma e penso nas pessoas que vendem mídias (CDs/DVDs) piratas nas ruas. Elas estão praticando crime, tipificado no Código Penal e sumulado pelo STJ, mas a maioria não é presa. Uma pequena quantidade de delinquentes são denunciados e condenados. Muitos deles são apenas pais de famílias que pretendem ganhar algo para alimentar suas esposas e filhos. Entretanto, nem por isso deixam de ser punidos quando são denunciados.

    Penso que a crise, assim como a corrupção explícita no governo Dilma, também foram utilizadas e tiveram o condão de aumentar a possibilidade de impeachment, mas não as vejo como fatores principais para o julgamento do mérito, que ainda não houve. De toda maneira, o país, do jeito que está não pode ficar.

    Vamos orar para que dias melhores possam vir. Se Dilma realmente vai ser deposta ou não, só saberemos daqui a alguns meses.

    Reitero, fico triste. Pode crer. Preferiria que ela estivesse executando um bom governo e a mudanca só ocorresse em 2018. Mas, respeitados os mecanismos constitucionais, o povo está querendo assim. Então vamos ver o que vai dar.

    ResponderExcluir