3 de junho de 2016

CENTRO DE PARTO NORMAL

IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE PARTO NORMAL AVANÇA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Os números crescentes de partos normais realizados em Santa Cruz do Capibaribe motivou o Governo do Estado a propor à Prefeitura Municipal, através da Secretária de Saúde, a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN) regional. Nesta quarta-feira (01), a diretora de políticas estratégicas da Secretária Estadual de Saúde, Flávia Magno, e o secretário executivo da IV Gerência Regional de Saúde, André Coimbra, visitaram as maiores unidades de saúde do município para tratar da viabilidade da proposta.

Atualmente, o Hospital Materno Infantil Silvio Romero Gonçalves atende as gestantes locais, acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, e as gestantes vindas espontaneamente de municípios vizinhos à Capital da Confecção. Em 2015, a unidade de saúde realizou 489 partos normais e de janeiro até maio desta ano, já totaliza mais de 200 nascimentos. “Mantemos esta unidade com recursos do Município, mas sentimos a necessidade de buscar a implantação deste centro no intuito de oferecer melhores condições aos usuários de Santa Cruz e dos seis municípios que compõem a microrregião,” frisou o Secretário de Saúde, Breno Feitoza.
O processo de estruturação da rede microrregional materno infantil acontece mediante a aprovação da Secretaria de Saúde do Estado e a participação dos municípios que compõem a 9ª Microrregião da IV Gerência Regional de Saúde. “Fiquei surpresa com a estrutura disponibilizada pelo município para a implantação do Centro. Alguns ajustes no Municipal, terão que ser realizados para se adaptar a sua nova função, mas nada que não estivesse previsto no projeto apresentado pela secretaria local à estadual. O meu parecer será mais que favorável para que haja a implantação deste Centro,” frisou a diretora, Flávia Magno.


A manutenção do CPN acontecerá mediante repasses mensais dos Governos Federal, Estadual e dos municípios cofinanciadores, como Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama, Vertentes, Jataúba, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá. Com a implantação do Centro, o município de Santa Cruz do Capibaribe torna-se referência regional em partos normais. 

0 comentários:

Postar um comentário