3 de junho de 2016

PANORAMA POLÍTICO

ESTÁ BEM DEFINIDO
A campanha eleitoral se aproxima, e a meu ver, duas coisas já estão bem definidas. Uma, é que o grupo de oposição segue rigorosamente a linha adotada da denúncia, ou denuncismo pra alguns, mas isso não vem ao caso, pois cada uma entende e chama como quer. Já o grupo de situação que tem o prefeito Edson Vieira (PSDB) como líder, adotou a linha do “avança” tema que tem sido usado nas redes sócias. O fato é que a administração tem realizado algumas ações que tem feito à diferença, já que o trabalho tem sido reconhecido pela população, isto pode ser percebido nas inaugurações do último fim de semana. Bom, mas como frisei no começo essa e minha ótica, com certeza há quem discorde. Isso também se chama democracia.
  
COMEÇOU QUENTE
A reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, realizada na tarde desta quinta-feira (02), começou quente com a denúncia que o vereador Carlinhos da COHAB (PTB) levou a tribuna da Casa, contra a vereadora Narah Leandro (PSB), que ao subir na tribuna também fez um discurso quente e firme. A partir do discurso de Carlinhos da COHAB, praticamente todos os demais discursos o tema foi explorado. E que ninguém se engane, pois a partir de agora, a meteorologia eleitoral Santa-cruzense, indica a predominância de uma massa de ar quente sobre a política local.

FICOU LOTADA
Ainda sobre a reunião foi bonito de ser o plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo, quase que lotada, já tínhamos um bom número de participantes, aqueles que são cadeiras cativas, porém em dado momento chegou um grande número de estudantes do nosso município, uma iniciativa que as escolas vêm tendo em nossa cidade já há algum tempo. Desde que, eu era estudante do Ensino Médio, sempre gostei de visitar a Câmara, pois sei o quanto faz bem aos alunos participarem destas visitas, pois em sala de aula também se estuda e se fala de política, tendo em vista quê nessas visitas o alunado pode fazer uma associação entre a aula teórica e a aula prática.

APENAS DOIS

Apesar do grande número de pessoas que estiveram presente nas dependências da Câmara, infelizmente um fato rotineiro votou a acontecer. O fato em questão é o esvaziamento das dependências da Casa quando a reunião passa para o seu momento mais importante que é a discussão e votação dos Projetos de Lei e Requerimentos. Antes de qualquer coisa, quero isentar os alunos, pois entendemos que eles têm que retornar a escola. No mais, é comum esse esvaziamento da casa quando se encerra os discursos, isso não de hoje, e infelizmente acho que não vai mudar nem tão cedo. Talvez esse seja um dos motivos que levam muitos a dizer que os “vereadores só fazem brigar”, quem em Santa Cruz nunca ouviu alguém dizer isso. Quem sabe, não está na hora de inverter a pauta das reuniões, primeiros os projetos e depois os discursos, como era antes. Pois pasmem os senhores, ontem, tirando os vereadores, assessores e membros da imprensa, apenas dois cidadãos se faziam presentes quando a sessão foi encerrada.   

NEM LÁ, NEM CÁ, NEM ACULAR
A única coisa semelhante, entre os três pré-candidatos até o presente momento é a questão do VICE, pois até agora nenhum deles tem sua chapa definida, ou seja, estão todos sem vice. É bem verdade, que o “vice” tem gerado dor de cabeça para alguns. O pré-candidato do (PSOL) Rodolfo Aragão, segundo informações já tem um nome, só falta ele aceitar. O Pré-candidato Fernando Aragão (PTB) depois da desistência de Galego de Mourinha esta sem vice novamente, e aguarda o ex-deputado José Augusto indicar um nome, e pelo que dizer teve gente recusando o “convite”. Já o prefeito Edson Vieira (PSDB) que é pré-candidato a reeleição, tem hoje a sua disposição dois nomes. “Nem vice lá, nem vice cá, nem vice acular”. Esta tem sido a única semelhança.

E POR FALAR EM VICE...
Quem entrou definitivamente na disputa pela vaga de vice na chapa da situação foi o Vereador Luciano Bezerra (REDE), o jovem Vereador apareceu com força total e tem tido uma boa aceitação do eleitorado, um grande diferencial do jovem vereador é o seu perfil técnico/administrativo o que poderia contribuir e muito com uma segunda gestão do Prefeito Edson Vieira. A decisão está cada vez mais próxima, porém o jovem parlamentar da REDE tem recebido nos últimos dias um apoio expressivo nas redes sociais na cidade, o que demostra o apoio da juventude de Santa Cruz do Capibaribe.

Por: Nilson Pereira.

0 comentários:

Postar um comentário