14 de setembro de 2016

PERFIL DE USURPADOR

Eduardo Consentindo da Cunha. Rio de Janeiro29 de setembro de 1958 é um economistaradialista e político brasileiro, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Exerceu o cargo de Deputado Federal entre fevereiro de 2003 e setembro de 2016, quando foi cassado pelo plenário da Câmara dos Deputados. Foi presidente dessa Casa de 1º de fevereiro de 2015 até a renúncia do cargo, em 7 de julho de 2016.

Filiado ao Partido da Reconstrução Nacional, foi presidente da Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro durante o Governo Collor. Enquanto filiado ao Partido Progressista Brasileiro, comandou a Companhia Estadual de Habitação no mandato do governador Anthony Garotinho. Candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo em 1998, tendo ficado como suplente de deputado estadual e assumido uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado em 2001. Elegeu-se deputado federal pela primeira vez em 2002, ainda no PPB, sendo reeleito pelo PMDB nas eleições de 20062010 e 2014
Evangélico, é atualmente membro da igreja Madureira. Está sendo investigado pela Operação Lava Jato e foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal. Acusado de mentir na CPI da Petrobras, teve contra si aberto processo que resultaria em sua cassação por quebra de decoro parlamentar. Em 3 de março de 2016, o STF acolheu por dez votos a zero, em unanimidade, a denúncia do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, contra Eduardo Cunha por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, tornando-o réu neste tribunal.  Em 5 de maio de 2016, o plenário do STF unanimemente manteve a decisão do ministro Teori Zavascki que determinou o afastamento de Cunha de seu mandato de deputado federal e consequentemente do cargo de Presidente da Câmara dos Deputados.

Quando o eleitor for destinar seu voto deve fazer uma análise histórica do candidato em quem vai votar.  Quem acabara de fazer esta breve leitura do perfil historiográfico do Político Eduardo Cunha, deve ter se deparado com alguns fatos históricos pelos quais muitos ainda devem lembrar. Também é possível analisar e fazer um prognostico do perfil de um político que nos dias de hoje é muito comum de se encontrar no senário político Brasileiro.

A escolha para ser político é feita através do perfil de determinado cidadão no contexto pelo qual está inserido. Geralmente levando-se em conta sua posição econômica, intelectual no contexto social. O Político Cunha é a mais pura radiografia do perfil original do político Brasileiro. Um homem que sempre esteve inserido no contexto político administrativo, seja como membro subordinado do sistema burocrático ou como político profissional.

O que mais vem chamando a atenção no cenário Político Brasileiro é que estamos vivenciando o momento de maior importância da nossa recém democrática. O sonho de ver os ladrões de colarinhos branco por traz das grades nunca estiveram tão reais igual aos dias de hoje. Podendo assim dá-nos a esperança que todos aqueles que usurpam do poder poderão um dia está por traz das grades.

Que os fatos ocorridos na capital do Brasil, sejam também entendidos como um sinal de alerta para os políticos das cidades interioranas dos nossos municípios. A casa um dia cai, e será que realmente vale apena ter por algum tempo, poder e gloria, e, a o alcance dos cabelos brancos terminarem seus dias na cadeia?

JOSE DALVINO – CIENTISTA SOCIAL

0 comentários:

Postar um comentário