18 de maio de 2018

PARA QUEM DESEJA SE AFASTAR MAIS DA IGNORÂNCIA!

“Alunos brasileiros vão demorar 260 anos para atingir índice de leitura dos países ricos, diz Banco Mundial”. Notícia alarmante não acha? Vamos demorar esse tempo todo para podermos ser comparados a países desenvolvidos, e curioso é que um dos motivos do seu desenvolvimento é justamente o gosto pela leitura, não confundir nesse momento gosto pela leitura com hábito de ler, criamos hábitos de muita coisa, mas no caso da leitura se não houver amor à mesma, não vamos muito longe. Junte a isso o fato da qualidade do que é lido no Brasil e ficamos mais desesperados, as prateleiras estão cheias de livros de autoajuda que não ajudam em nada o crescimento da capacidade intelectual de um povo, quando não tem um livro campeão de vendas dizendo que temos que nos conectar com o universo para as coisas funcionarem, tem outro dizendo que se eu der dois passos para frente terei avançado dois passos, portanto mais do mesmo.
E onde está a culpa? Não é do nosso feitio ficar procurando culpados para isso ou aquilo, mas alguns fatores precisam ser lembrados.  Primeiro deles, na sociedade em que vivemos a maioria dos que estão lendo este texto primeiro olharam o tamanho dele para ver se não era muito extenso (entenda extenso como algo em torno de cinco parágrafos), os que não olharam antes estão fazendo agora, segundo devemos levar em consideração a possibilidade de termos como pegar o resumo do tema da internet e a partir disso vamos resumindo nossa forma de pensar, sem contar que antes já nos pediram para ler algo e dizer qual a ideia do autor, no entanto boa parte deles não desejam apenas que você conheça o pensamento de quem escreve, mas que tenha a possibilidade de pensar diferente a partir daquilo que lê.
Países com grande volume de leitores são países com pessoas que viajam mais, não necessariamente de ônibus, avião, bicicleta ou com um grupo de andarilhos observadores, apenas seres humanos que tem a coragem de utilizar as páginas dos livros como degraus, costumo dizer aos que estudam comigo que é preciso ler para não ficar sempre girando em torno de si mesmo, isso leva o nome de egocentrismo, Paulo Freire disse certa feita que é preciso que a leitura seja um ato de amor, 260 anos nos separam dos países ricos em relação aos índices de leitura. Qual a distância entre você e o livro de qualidade mais próximo? No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.

0 comentários:

Postar um comentário